top of page

Moqueca de peixe com mexilhões


Existem muitas receitas de moqueca mas a base é sempre a mesma. Pode-se variar o tipo de peixe e os temperos, essa receita fácil e saborosa.Também podemos usar o camarão que hoje substitui pelo mexilhão. Sirva com arroz branco e salada.

Ingredientes:

1 kg de peixe cação-anjo 200 gramas de mexilhões limpos, sem casca. 2 tomate fatiados. 2 pimentões vermelhos fatiados. 2 cebolas fatiadas. ½ cebola picada. 1 ramo médio de coentro picadinho. 1 colher de sopa de gengibre finamente picado. 2 dentes de alho amassados e picados. 2 bagos de pimenta de cheiro picados. (pimenta bode, na falta pode ser dedo-de-moça) ½ xícara de polpa de tomate 200 ml de leite de coco. Pimenta do reino Sal 4 colheres de sopa de azeite de oliva. 2 colheres de sopa de azeite de dendê.

Modo de Fazer:

Tempere o peixe e o mexilhão com sal e pimenta do reino, reserve. Junte a ½ cebola picada, o coentro, o gengibre, o alho, a pimenta de cheiro e um pouco de sal num recipiente e “machuque-os” socando um pouco, de leve, com uma mão de pilão. Deixe descansar essa mistura por ao menos 20 minutos e reserve. Coloque os azeites numa panela um pouco aquecida (uso de barro, o sabor fica melhor, mas na falta use a que você tem) e refogue neles bem quentes a mistura de temperos reservada, até dourar levemente a cebola. Acrescente a polpa de tomate ao refogado e aguarde ferver. Abaixe o fogo, faça sobre o refogado uma camada de vegetais em fatias (tomate, pimentão e cebola) e sobre esta uma outra camada com o peixe e mexilhões. Intercale camadas de vegetais e peixe com mexilhões até encher a panela, terminando sempre com uma camada de vegetais. Coloque então o leite de coco e tampe a panela. Prove o sal e sirva.

Bom Apetite!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page