Purê de batatas/ Filé à milanesa do cheff
- suzana dos santos siqueira lemes
- 10 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Hoje é dia do Cozinheiro!
Dia de parabenizar quem ama os prazeres da mesa e das panelas o suficiente para tornar isso sua profissão. O Dia do Cozinheiro ou Dia da Cozinheira é comemorado anualmente no Brasil em 10 de Maio. Como cozinhar é uma arte hoje publicarei duas receitas dignas de cheff. Bom apetite!!
Purê de batatas (O melhor purê de batatas!)
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
1,2kg de batata asterix
2 litros de leite integral
1 folha de louro
1 ramo de tomilho
1 dente de alho
Sal a gosto
Para a finalização (a quantidade depende da consistência desejada):
Creme de leite fresco
500g de manteiga
Modo de preparo
Descasque as batatas. Corte-as ao meio e coloque numa panela juntamente com o leite, o louro, o tomilho, o alho e o sal. Complete com um pouco de água para cobri-las inteiramente e cozinhe durante aproximadamente 1 hora. Escorra e descarte o tomilho e o louro. Passe por uma peneira e, em seguida, com um fouet, incorpore o creme de leite e a manteiga na quantidade necessária. Verifique o tempero e sirva imediatamente.
Dicas
Se o purê estiver com textura elástica, incorpore um pouco de água quente e bata com fouet para adquirir a consistência correta.
Misture delicadamente com o fouet na hora de incorporar os ingredientes às batatas. Isso garante a cremosidade.
Escolha batatas asterix, de casca avermelhada, pois elas absorvem menos água. Alguns cozinheiros chegam a cozinhar os tubérculos inteiros e com a casca.
Vale incluir temperinhos na hora de cozinhar as batatas. Alho e louro casam bem. Uma pitada de noz moscada também. Só não exagere, pois o sabor das batatas não pode ficar em segundo plano.
É importante espremer as batatas o mais quente possível, assim que retirar da panela.
O espremedor de batatas não garante um creme aveludado e sem pedacinhos. Em restaurantes, os chefs usam um equipamento específico chamado passe-vite. Em casa, a melhor opção é passar na peneira.
Filé à milanesa do cheff
Ingredientes
2 bifes de contrafilé (180g cada)
2 ovos
3 colheres (sopa) de salsinha
1 colher (sopa) de aji molido (Chimichurri)
Sal e pimenta do reino a gosto
1 pão de campanha ou pão italiano
Óleo quente para fritar
Modo de preparo
Bata o ovo inteiro e acrescente a salsinha e o aji molido (Chimichurri). Misture bem e complete o tempero com uma pitada de sal e outra de pimenta. Reserve. Corte o pão de campanha em fatias grossas e toste-as ligeiramente no forno. Quando estiverem levemente douradas, retire-as do forno e rale até obter uma farinha rústica. Passe-a por uma peneira grossa.
Passe filés na mistura de ovo e deixe por cerca de 1 minuto. Escorra bem e cubra o filé com a farinha de pão, apertando com força. Retire o excesso de farinha e volte o filé empanado no ovo batido, repetindo o procedimento. Depois de empanado duas vezes, frite os bifes em óleo quente e abundante, sem tocá-lo com o garfo. Quando a casquinha começar a dourar, retire e escorra em papel toalha. Sirva imediatamente. O bife é melhor se comido ao ponto, com a carne ainda rosada.
Комментарии